Nossa História

ft_hist

O nome CACHOEIRA DOS LUÍS é uma homenagem ao pioneiro JOSÉ LUÍS DO PRADO, que aqui chegou pelos idos de 1850/1860, quando a exuberante mata atlântica dominava o cenário repleto de grandes araucárias. Formou, aqui neste lugar, a Fazenda Rio Cachoeirinha, com área de 10.000 alqueires.

Segundo relato do agricultor Sr. Augusto Rodrigues da Silva, aqui residente e trineto do patriarca José Luís do Prado, na fazenda trabalhavam cem escravos negros, que moravam em uma grande senzala junto à sede. Ainda há resquícios desse tempo, testemunhados por muros de pedras, que desviavam os cursos dos rios, para moverem os moinhos de mó, para triturar o grão de milho e obter o precioso fubá.

Por ser a grande referência do lugar, a majestosa cachoeira ficou sendo conhecida pelo nome da família do descobridor. É neste deslumbrante cenário da Serra da Mantiqueira, que encontram-se as duas monumentais quedas da cachoeira, que tanto encantaram o seu desbravador JOSÉ LUÍS DO PRADO.

Os atuais proprietários guardam com carinho e respeito a nomenclatura original e já secular, são fiéis defensores da memória histórica local e habitam o lugar com a mesma dignidade dos seus antecessores.

Venha conhecer